O Município

Dados do município.

Dados do município/localização

Fundação: 01/03/1957
Emancipação Política: 1 DE MARÇO DE 1957
Gentílico: GENERALSAMPAIENSE
Unidade Federatíva: CEARÁ
Mesoregião: NORTE CEARENSE
Microregião: MÉDIO CURU
Distância para a capital: 124,00

Dados de características geográficas

Área: 206,20
População estimada: 6099
Densidade: 29,58
Altitude: 93
Clima: SEMIÁRIDO
Fuso Horário: UTC-3
Originalmente, a denominação do lugar - hoje General Sampaio - era Sítio Bom Jesus ou Boqueirão da Mãe Teresa. Localizado às margens do Rio Curu, as suas terras já foram habitadas pelos índios Apuiarés. Com a colonização, via sesmarias, na época da implantação da pecuária, surge uma fazenda (a história se repete) e um pequeno povoado no início do século XX. Por volta de 1932, quando ocorreu uma grande seca , teve início a construção da barragem de um grande açude no "Boqueirão da Mãe Teresa", que viria a ser chamado Açude General Sampaio. Desde o início das obras, foi se formando o que seria um grande acampamento para depois passarem a construir casas de alvenaria o que veio a impulsionar a formação de um povoado.
O Açude General Sampaio foi construido pela Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas (IFOCS), hoje denominado DNOCS, para a regularização do Rio Curu, a irrigação das terras do Vale do Curu para fazer frente aos projetos da região. Iniciado em 1932, teve a sua conclusão em 1935. Vale salientar que nesta obra o DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca), empregou pela primeira vez a técnica de compactação mecanizada. A bacia hidrográfica do Açude General Sampaio possui uma área de 1. 720 quilômetros quadrados. A capacidade de armazenamento de água, na bacia, é de 322,2 milhões de metros cúbicos.
Desde 1890, o sítio onde hoje está localizado a cidade de General Sampaio já era habitado por pequeno agricultores que, além do cultivo do milho, fumo, mandioca, e feijão, se dedicavam à criação de gado bovino, caprino e ovino.
Em 1904, o sítio Bom Jesus – como era conhecido, compunha-se de quatro casas de tijolo e telha, espalhada nas proximidades da região onde seria construída a parede do açude General Sampaio e que tinha o nome bizarro de Boqueirão da Mãe Teresa.
Em 1934, construi-se a capela de Nossa Senhora do Rosário, num alto, em terreno cedido por sebastião Abreu.
Origem do Topônimo: Grande barragem construída pelo DNOCS, como homenagem ao herói cearense Antônio Sampaio, morto na guerra contra o Paraguai, e patrono da infantaria do exército Nacional. Origináriamente, foi Sítio Bom Jesus.
Gentílico: sampaiense

Formação Administrativa
Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Pentecoste, o distrito de General Sampaio. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-XII-1955.
Elevado à categoria de município com a denominação de General Sampaio, pela lei estadual nº 3338, de 15-02-1956, desmembrado de Pentecoste. Sede no antigo distrito de General Sampaio. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-03-1957.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
Fonte
IBGE
O principal evento cultural é a festa da padroeira Nossa Senhora do Rosário, mais conhecida como festa de setembro, e o carnaval, que traz vários turistas todos os anos.
O município é dividido em dois distritos: General Sampaio (sede) e vila São João.
O topônimo General Sampaio é uma alusão ao general Antônio de Sampaio, morto na guerra contra o Paraguai, e patrono da infantaria do exército nacional. Sua denominação original era Sítio Bom Jesus ou Boqueirão da Mãe Teresa e, desde 1936, General Sampaio.

LETRA DO HINO


BRASÃO


BANDEIRA


Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito